Texto: "ABDOMINOPLASTIA" em letras brancas.

A Abdominoplastia permite tratar a flacidez, o excedente cutâneo e a gordura localizada na região abdominal. Existem diversas técnicas cirúrgicas com indicação específica para cada paciente e objetivo de tratamento.

Quando associada à lipoaspiração, possibilita a melhora do contorno e definição abdominal. Pode ser associada às técnicas de Lipoenxertia da região glútea, musculatura da parede abdominal e dorso.

Lipoabdominoplastia

A Lipoabdominoplastia é o procedimento cirúrgico mais procurado pelas pacientes. Ela associa a abdominoplastia à lipoaspiração - resultando em uma importante melhora do contorno e definição da região abdominal . Permite o tratamento da flacidez cutânea (‘‘Abdômen em Avental”), estrias localizadas na região infraumbilical, gordura localizada, flacidez da parede abdominal secundária à gestações, afastamento da musculatura reto abdominal (diástase), ptose do púbis e excesso de pele secundária à grande perda de peso.

A Lipoaspiração pode ser realizada para tratar tanto as gorduras localizadas como também para a realização de definição do contorno da região abdominal - por intermédio de técnicas que permitem “esculpir’’ as camadas da gordura localizadas na parede abdominal, ressaltando a sua anatomia.

Muitas pacientes realizam procedimentos combinados à Lipoabdominoplastia, como a Mastopexia, Mastopexia com Próteses, Mamoplastia de Aumento e Lipoescultura Corporal.

  • Definição Anatômica

    Média Definição

    Alta Definição (HD)

  • Tratamento do excedente cutâneo, flacidez e estrias localizadas na região abdominal inferior.

  • Permite a correção do afastamento dos músculos retos abdominais - responsáveis em alguns casos pelo abaulamento da região abdominal. Esta alteração é comum após gestações.

  • Técnica de lipoenxertia da musculatura reto abdominal na qual promove uma melhor definição da anatômica.

  • Técnica de lipoenxertia na qual promove volumização, projeção e melhora do contorno da região glútea.

  • Técnica de lipoenxertia da região dorsal tendo a finalidade melhorar a definição anatômica e contorno corporal.

  • Procedimento que permite o tratamento da forma e contorno da cicatriz umbilical.

  • A queda da região do púbis é muito comum após grande perda de peso e gestações. A realização do Lift do Púbis associada à Lipoaspiração, permite rejuvenescer a região genital.

Mini-Abdominoplastia

A Mini-Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico menos invasino quando comparada à Abdominoplastia, sendo indicada nos casos em que há flacidez leve à moderada localizada abaixo da região umbilical. A incisão cirúrgica é de pequenas dimensões, similar à utilizada nas Cesarianas - posicionada inferiormente quando comparada às outras técnicas (permite ótima camuflagem com o biquíni ou peça íntima).

Pode ser associada à Lipoaspiração Abdominal (definição anatômica), Lipoenxertia da musculatura reto abdominal (RAFT), região glútea e dorso, assim como também à Lipoescultura Corporal.

  • Indicada nos casos em que a flacidez cutânea localiza-se apenas no abdômen inferior. Pode ser associada à Lipoaspiração Abdominal (Definição Anatômica,Média Definição ou Alta Definição) e Lipoescultura Corporal.

  • Técnica de lipoenxertia da musculatura reto abdominal na qual promove uma melhor definição anatômica.

  • Permite o alongamento do formato da região umbilical, melhorando o seu contorno e formato.

  • Procedimento que permite esculpir e melhorar o contorno corporal por intermédio de técnicas de lipoaspiração.

  • Incisão similar à realizada nas Cesarianas - possibilitando a sua cobertura e camuflagem com o biquíni ou peça íntima.

  • Mesmo quando associada à lipoescultura, por ser menos invasiva, a recuperação é mais rápida quando comparada a todos os outros procedimentos de Abdominoplastia.

  • Nos casos em que é constatada a presença de diástase da aponeurose, pode-se realizar a plicatura e reforço da parede abdominal.

Abdominoplastia (Dermolipectomia Abdominal)

Considerada como um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados na Cirurgia Plástica, a Abdominoplastia permite a retirada do excesso cutâneo (abdômen em avental), o tratamento do afastamento dos músculos reto-abdominais (diástase, assim como também as alterações secundárias à gestações e grande perda de peso.

Indicada nos casos em que não há indicação de Lipoaspiração no mesmo procedimento - pacientes magras e sem gordura localizada.

  • Tratamento do excedente cutâneo e gordura localizada na região abdominal inferior.

  • Permite a correção do afastamento dos músculos retos abdominais - responsáveis em alguns casos pelo abaulamento da região abdominal. Esta alteração é muito comum após a gestação.

  • Procedimento que permite o tratamento da forma e contorno umbilical.

  • As técnicas de plicatura da músculatura abdominal permitem não somente a correção da diástase, mas também, a melhora da tonicidade da parede abdominal (por intermédio de plicaturas estratégicas ao longo da parede abdominal.

  • Definição da transição da cintura e quadril devido à retirada do excesso de pele e gordura localizada no abdômen inferior.

  • A queda da região do púbis é muito comum após grande perda de peso e gestações. A realização do Lift do Púbis associada à Lipoaspiração, permite rejuvenescer a região genital.

Abdominoplastia Circunferencial (360°)

A Abdominonoplastia Circunferencial é uma técnica indicada nos casos em que os pacientes passaram por uma grande perda de peso, resultando em flacidez cutânea em todo tronco (abdômen, dorso e região glútea superior).

Ela possibilita a retirada do excesso de pele localizada ao redor de toda a circunferência do tronco, em um procedimento também conhecido como Lower Body Lift. Pode ser associada à lipoaspiração.

  • Tratamento do excedente cutâneo localizado na região abdominal inferior.

  • Promove o tratamento da flacidez e excedente cutâneo localizado no dorso inferior - melhorando a flacidez localizada acima da região glútea, assim como o reposicionamento dos glúteos.

  • Permite a correção do afastamento dos músculos retos abdominais - responsáveis em alguns casos pelo abaulamento da região abdominal. Esta alteração é muito comum após a gestação.

  • Procedimento que permite o tratamento da forma e contorno umbilical. O umbigo é reposicionado da mesma maneira que realizada na Abdominoplastia.

  • Ela é circunferencial, posicionada ao nível da linha da cintura e preservando no dorso, o contorno do glúteo superior e lateral das coxas.

Abdominoplastia Reversa

Esta técnica cirúrgica é uma variação da abdominoplastia tradicional (dermolipectomia abdominal), indicada principalmente para pacientes que apresentam flacidez localizada na região superior do abdômen (acima do umbigo), idealmente com pouca ou nenhuma flacidez cutânea no abdômen inferior. A incisão cirúrgica é posicionada no sulco inframamário, permitindo que o excedente cutâneo seja tracionado e retirada pela porção superior.

Pode ser associada à Lipoaspiração Abdominal e Corporal, como também, à Mamoplastia (utilizando a mesma incisão).

  • Ideal para pacientes com flacidez predominantemente no segmento superior do abdômen - sem excesso significativo de pele na região infraumbilical.

  • A cicatriz cirúrgica fica disfarçada sob o sulco inframamário, sendo uma opção interessante para pacientes que não desejam cicatrizes na parte inferior do abdômen ou que já planejam realizar a Mamoplastia (Mastopexia) no mesmo tempo cirúrgico.

  • Permite a correção do afastamento dos músculos retos abdominais - responsáveis em alguns casos pelo abaulamento da região abdominal. Esta alteração é muito comum após a gestação.

  • O reposicionamento do umbigo não é necessário quando realizada esta técnica, pois a região inferior do abdômen é preservada.

Agende a sua Avaliação

Dúvidas frequentes

  • As incisões cirúrgicas são planejadas para se localizarem na região inferior do abdômen - possibilitando a sua camuflagem na dobra da pele abdominal e também facilitando a sua cobertura ao utilizar as roupas íntimas e biquínis. A cicatriz cirúrgica da Mini-Abdominoplastia se assemelha bastante à Cesariana - sendo localizada inferiormente quando comparada às outras técnicas de Abdominoplastia.

  • Definição Anatômica

    Média Definição

    Alta Definição (HD)

  • Conforme avaliação pré-operatória, iremos definir a extensão do procedimento e a possibilidade de associar outros procedimentos em conjunto, como Mamoplastia de Aumento, Mastopexia, Lipoenxertia Glútea e Abdominal (entre outros). A segurança das pacientes sempre é priorizada.

  • Conforme avaliação e discussão do seu caso específico, podemos otimizar o formato da região umbilica. A cicatriz umbilical dependerá de diversos fatores, como o seu formato original, a cicatrização de cada indivíduo, os cuidados no pós operatório e as condições da região umbilical (presença de cicatrizes prévias, hérnias, entre outras).

  • A utilização das malhas cirúrgicas e meias de compressão (transoperatória e pós-operatória) são recomendadas para todas as pacientes. Na sua consulta pré-operatória, iremos realizar a prova das malhas, e também informar as melhores opções disponíveis no mercado para otimizar a sua recuperação e resultado operatório.

  • Poderá ser realizada nos casos em que se associe a Lipoaspiração.

  • Todas as nossas pacientes são avaliadas de forma criteriosa e embasadas na evidência científica atual para estimar a necessidade e tempo de terapia anticoagulante profilática no pós-operatório. Utilizamos de medidas profiláticas que iniciam durante o procedimento - botas de retorno venoso / botas pneumáticas para todas as pacientes, assim como a utilização de Meias de Compressão Cirúrgicas Pós-Operatórias e Fisioterapia precoce.

  • O período de recuperação irá depender do procedimento cirúrgico realizado. De modo geral, as pacientes que realizam Lipoabdominoplastia são orientadas à realizar um repouso das suas atividades laborativas de no mínimo 10-14 dias no período pós-operatório. Nos casos de Mini-Abdominoplastia, geralmente retornam às suas atividades em 7 dias. Cada tempo é definido baseado no porte cirúrgico, realização de Lipoaspiração ou demais Procedimentos Cirúrgicos Combinados.

  • A utilização de dreno no período pós-operatório é indicada conforme o procedimento a ser realizado. Nas Mini-Abdominoplastias e Abdominoplastias (sem Lipoaspiração) não são indicados rotineiramente para todas as pacientes.